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Tendências de negócios para 2023

Novos consumidores tem novas exigências. Sendo você empresário ou quem ainda sonha empreender, saber as tendências de negócios é essencial para entender as exigências desses novos consumidores.

Bem informados e conectados aos meios digitais, agora os clientes procuram facilidade de acesso, independente de onde estejam fisicamente. Levam em consideração a responsabilidade e os valores praticados pelas marcas antes de fazer qualquer negócio.

A chave então seria empreender com paixão naquilo que você sabe e gosta, encontrando clientes que façam parte da sua “tribo” e se sintam acolhidos com o seu atendimento.

O processo de vendas passa a ser um processo de nova experiência do cliente, que se acostumou com o atendimento virtual de forma fácil e favorável.

Transformar sua paixão em fonte de renda parece ser algo incrível. Veja se você se encaixa em uma dessas tendências de negócios para o próximo ano.

Acesso ao conhecimento

Gostar de ensinar e saber como fazer isso bem é um dom. A tecnologia proporciona que você compartilhe seus ensinamentos e possa vendê-los na Internet.

Estamos falando de infoprodutos como cursos, palestras, e-book, podcast…

Ensinar acaba se tornando um processo contínuo dos negócios de sucesso nesse mundo em transformação permanente. Essa pode ser uma nova fonte de renda para você, afinal, o conhecimento é o protagonista de todas as mudanças que vivemos, altera a forma de pensar, criar e desenvolver negócios.

Conexão com a natureza

Negócios que promovem o autocuidado, a busca de mais qualidade de vida e valorização do que é natural e o feito em casa, são uma forte tendência no mercado.

Ter uma conexão e aproximação com a natureza encanta o seu cliente. Sem deixar de lado a responsabilidade ambiental e social, os negócios nessa área podem ser promissores.

Logística reversa

Ainda ligado à conexão com a natureza, a logística reversa do seu produto pode ser avaliado a cada compra. É imprescindível reaproveitar tudo ou prolongar a vida útil dos materiais.

Preocupado com questões sociais e ambientais, o novo consumidor foca na melhoria de vida e se interessa pela sustentabilidade. Aplique esses conceitos em seus projetos, processos e produtos. A circularidade pode ressignificar a sua marca.

Longevidade

Vidas mais longas são capazes de gerar novas oportunidades para empreendedores inovarem em seus negócios.

A cada ano cresce o número de pessoas idosas no Brasil. Hoje mais de 10% da população já tem mais de 65 anos. Esse é um nicho com muitas demandas, necessidades e desejos.

Negócios colaborativos

A visão de concorrência tem mudado cada vez mais dentro do empreendedorismo. A ajuda mútua, cooperação e compartilhamento podem ocorrer na criação e no desenvolvimento de novas atividades, produtos e processos.

É importante estimular essa colaboração entre outros negócios e com consumidores, assim há benefícios para todos os lados.

Tendências do novo consumidor

Independente do negócio que você sonha em abrir, o seu foco deve estar no cliente. Escolha os que precisam, têm interesse ou desejam o que você quer oferecer. Pense no perfil do cliente, quais são suas necessidades e características específicas, onde eles estão, quais são os interesses, problemas ou desejos que eles têm.

Os consumidores se organizam em grupos, e é possível modelar um negócio diferenciado para atender esses segmentos. Assim fica mais simples alcançar o engajamento criando diferenciais que aumentam a identificação e consequentemente a fidelização dos clientes.

Conclusão

Perceba como as tendências de negócios estão atualizadas. Muita coisa mudou, e é preciso paciência, empatia e atenção para entender esse processo. É possível transformar e construir novos valores, processos e estratégias. Analise o comportamento do consumidor e esteja atento às percepções do que é importante para ele nesse processo.

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