planejamento

Planejamento para abertura de empresas

Você tem vontade de empreender e está partindo do zero. Eu sei que surgem muitas dúvidas, afinal de contas, são diversas decisões a tomar.

De forma bem simples, em 7 passos, você terá todas as informações de que precisa para se planejar antes de dar início a essa importante etapa, e ter a sua empresa própria.

1º Passo:

Podemos começar definindo se a sua empresa atuará ou não com um ou mais sócios.

No caso de sua empresa ser uma sociedade, o percentual de cada sócio deverá ser definido pelo valor que cada um contribuiu para o capital da empresa, seja em bens materiais, ou em dinheiro. Essa porcentagem irá determinar como será a distribuição de lucros, ou dos prejuízos também.

sociedade ou empresa individual. Planejamento para abertura de empresas

2º Passo:

Agora é preciso definir quais atividades econômicas de sua empresa.

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE é a classificação oficialmente adotada pelo Sistema Estatístico Nacional e pelos órgãos federais gestores de registros administrativos. As principais atividades econômicas no Brasil são a Agropecuária, o setor de serviços, indústria e comércio. Fonte: IBGE

O CNAE escolhido é muito importante, pois ele vai determinar quais serão os impostos a pagar, estabelecer suas alíquotas, benefícios fiscais, e todas as obrigações acessórias da sua empresa.

Independente da atividade econômica que você vai prestar, o processo de abertura de empresas é muito parecido. Caso queira saber mais deste processo, leia O guia definitivo para abrir sua empresa.

3º Passo:

No planejamento de abertura da sua empresa, é preciso definir um Capital Social para ela. Na teoria, Capital Social é o valor investido na empresa por cada um dos sócios, seja em bens financeiros ou bens materiais.

Se você tiver um bom Plano de Negócio, será mais fácil de visualizar qual será o custo inicial para abrir a sua empresa. Aquele valor mínimo para a empresa funcionar.

Observe bem que a empresa ainda não estará gerando lucros num primeiro momento. Então, é este valor do Capital Social, tudo aquilo que os sócios investiram, que irá pagar as contas e todos os custos iniciais.

Apenas as empresas enquadradas como MEI (Microempreendedor Individual) não precisam declarar capital social inicial, uma vez que não podem ter sócios. Mas, se este for o seu caso, não deixe de definir um valor mínimo para começar a pagar as despesas até a geração de receita própria e lucro.

4º Passo:

Uma nova realidade na forma de trabalhar chegou para as empresas, as fazendo repensarem sobre o espaço de trabalho. É notório que o home Office, coworking, e o trabalho híbrido, vêm sendo muito bem aplicado na maioria das empresas no Brasil.

Caso seu negócio precise de um local físico fixo para atuação, é preciso ter algumas precauções referentes ao imóvel onde será sua empresa, seja ele próprio ou alugado. É importante que você saiba, que aqui na Virei Contador temos a opção de contratar o Domicílio Fiscal para abertura da sua empresa. Saiba mais clicando neste link.

abertura de empresa. Planejamento para abertura de empresas

5º Passo:

É hora de escolher o nome da empresa! Use a sua criatividade e decida por um nome impactante, que tenha tudo a ver com suas atividades, ajudando o seu público a te identificar.

Este será o nome fantasia da sua empresa. Através dele seus clientes vão chegar até você.

E então você precisará definir a Razão Social, que será o nome utilizado para registro e documentações da empresa. Nós vamos nos certificar se o nome está disponível para registro. Por isso você precisa pensar em três opções para sua Razão Social.

6º Passo:

Estamos chegando ao final do Planejamento para abertura de empresas. Reúna os documentos e contrate um bom contador.

Aqui na Virei Contador nós oferecemos o serviço de abertura de empresa grátis. Nossa equipe vai te auxiliar em qualquer dúvida sobre esses passos que eu te passei.

A princípio vamos precisar dos seus documentos pessoais e dos sócios se houver, IPTU, e contrato de locação caso o imóvel seja alugado.

7º Passo:

Para se organizar ainda mais e completar o planejamento de abertura de empresa, é necessário saber quanto vai custar todo esse processo.

 Como eu já disse acima, ao contratar um dos nossos planos, você já ganhará o serviço de abertura de empresa sem nenhum custo. Há ainda as taxas que precisam ser pagas aos órgãos responsáveis pela legalização e abertura de empresa. Para saber mais detalhes dessas taxas, acesse Qual o custo para abrir uma empresa.

Conclusão

Para abrir uma empresa e começar um negócio sólido é exigida uma série de habilidades. Agora que você pesquisou, estudou, e decidiu abrir sua empresa, é hora de trabalhar nisso.

O sucesso do seu negócio depende de uma boa assessoria nesta etapa inicial, afinal será uma fase de muitas dúvidas.

Conte conosco para conquistar a formalização do seu sonho, abra a sua empresa com a Virei Contador. Somos uma contabilidade online que te traz toda segurança e praticidade, de forma ágil e fácil. Entre em contato pelo nosso whatsapp e converse com a nossa equipe.