Os profissionais da área de tecnologia são procurados constantemente por empresas que, por sua vez, precisam do desenvolvedor e profissional de TI para criação e manutenção de software e tantos outros serviços prestados por essa categoria.
Essas empresas não querem mais arcar com tributos trabalhistas na hora da contratação, por isso acabam optando pelos prestadores de serviço. Com um CNPJ suas opções de trabalho podem crescer muito, além de ser uma ótima forma de diminuir os descontos na sua folha de pagamento.
Por outro lado, você ganha a liberdade de trabalhar em mais de um projeto, fazendo seu próprio horário, e com possibilidade de ganhar mais. Ou seja, abrir a sua própria empresa vai ajudar a aumentar os seus ganhos!
Esse processo não precisa ser complicado. Aqui você vai encontrar todas as informações que precisa para estar preparado e abrir a sua própria empresa.
Formas de trabalho do Desenvolvedor
Além da tradicional modalidade CLT, os profissionais das áreas tecnológicas geralmente fornecem seus serviços trabalhando como autônomo ou pessoa jurídica.
Já posso adiantar para você que o trabalho autônomo não vai valer tão a pena em relação aos impostos pagos, e aqui vão os motivos:
Profissional autônomo:
- Recolhe 11% de INSS sobre os rendimentos;
- Paga Imposto de Renda por tabela progressiva;
- Recolhe de 2% a 5% de ISS (imposto sobre serviços) sobre sua renda;
- A empresa que contrata o serviço de profissional autônomo ainda precisa recolher mais 20% de INSS sobre o pagamento.
Ou seja, o custo do seu serviço para a empresa que te contrata acaba sendo muito maior. Para uma empresa é sempre mais vantajoso contratar outra empresa.
Como se tornar PJ
A melhor maneira de trabalhar como PJ é tendo o suporte de uma contabilidade que irá te auxiliar a melhor maneira de pagar menos tributos permanecendo dentro da lei.
Isso porque um profissional dessa área pode se formalizar como Micro Empresa (ME), ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), e com diferentes naturezas jurídicas. O contador vai saber dizer qual o melhor regime tributário analisando a sua situação e indicando o tipo ideal da sua empresa.
Você poderá pagar menos impostos, sendo possível enquadrar a sua atividade no Simples Nacional, ou Lucro Presumido. Analisando corretamente qual o melhor CNAE (atividade) para sua empresa, o contador será seu maior parceiro ao auxiliar nessa escolha para que você pague menos tributos.
Desenvolvedor não pode ser MEI
As categorias de criação de sites e aplicativos ainda não estão dentro das modalidades de quem pode ser MEI. Profissionais que atuam nessas áreas e registram-se como MEI em outras atividades estão trabalhando de forma ilegal e podem ser punidos até judicialmente.
A opção mais comum de registro para desenvolvedores e profissionais de TI é pela Microempresa (ME), mas, como dito anteriormente, um contador será o profissional mais capacitado para analisar a situação e indicar o tipo ideal da sua empresa.
Organização das finanças para desenvolvedores
Ao se tornar PJ e formalizar o seu negócio você passa a emitir Nota Fiscal, precisará por lei ter uma contabilidade, poderá abrir conta empresarial no banco, e até participar de licitações. Por isso, ter um gerenciamento eficaz vai ser importante nessa fase.
Avaliação de custos, controlar o fluxo de caixa, prestação de contas, são algumas tarefas que você terá a partir de agora. Mas não se preocupe, como já sabe, existem muitas ferramentas e sistemas que tornam isso mais fácil.
Uma contabilidade especializada vai te ajudar a identificar quais foram as despesas e lucros, emitir sua primeira nota fiscal e até fornecer consultoria estratégica na hora que a sua empresa estiver alcançando o sucesso.
Contabilidade para desenvolvedores e profissionais de TI
A Virei Contador atua em parceria com profissionais da área de tecnologia. Nossos contadores são especializados nesse tipo de negócio, atuando em consultoria desde a abertura da empresa até o dia a dia na sua organização contábil.
Entregamos uma contabilidade completa e online, oferecendo acesso aos dados e documentos da sua empresa a qualquer momento no celular ou computador através de uma plataforma própria da Virei Contador.
Então, se ainda restou alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato através do nosso whatsapp e converse com a equipe Virei Contador.