Liderar nunca foi uma tarefa simples, contudo, torna-se um trabalho mais fácil para aqueles que buscam aprender e melhorar construindo a sua própria jornada de liderança.
Ser líder não significa mandar em todos, mas trabalhar junto. Ser a pessoa que incentiva e passa confiança aos seus colegas.
Segundo um levantamento da Endeavor, dentro de gestão de pessoas, a principal dificuldade apontada pelos empreendedores está na formação de lideranças para a empresa.
Da mesma forma, com a experiência em atender nossos clientes, aqui na Virei Contador, conhecemos os desafios que surgem ao trilhar esse caminho, por isso, estamos aqui para ajudá-lo nessa jornada.
Exercite a liderança
A liderança pode ser desenvolvida em qualquer pessoa, desde que essa procure praticá-la.
É importante para um líder, ter atitude e não ter medo de ser ousado. Cultive seu protagonismo. Em muitos casos no dia a dia, as decisões tomadas podem ser mais superiores às ideias que não foram realizadas.
Desde já a busca pelo autoconhecimento e melhorias no trabalho de um líder são importantes nesse exercício. Descubra mais sobre os 5 tipos de liderança e suas características lendo o artigo da Virei Contador.
Método 10:20:70
Suas capacidades interpessoais também podem ser desenvolvidas, dentre elas a liderança.
O 10:20:70 é um mecanismo bastante usado. Para usá-lo, é preciso primeiro definir uma People Skills que você queria desenvolver – nesse caso, a liderança.
Em seguida, dedique 10% do seu tempo a literatura, cursos, livros, vídeos/aulas referentes ao assunto.
Mais 20% do seu tempo tirando dúvidas e curiosidades com orientadores, sempre faça questionamentos e filtre a maior quantidade possível de conhecimento passado.
Os outros 70% são dedicados à prática. Seja determinado e pratique o máximo possível, somente na prática se é capaz de aprender de modo eficaz.
Maiores desafios da liderança
Sem dúvidas, liderar requer muita responsabilidade. Ter jogo de cintura para lidar com os desafios é essencial.
Algumas dessas dificuldades se dão:
- Pelo alto foco em tarefas e baixo foco no desenvolvimento de pessoas;
- Falha na relação de confiança e falta de transparência;
- Contrariedade no alinhamento da equipe às estratégias da corporação;
- Situações em que colaboradores precisam ser demitidos.
Em alguns momentos, a maneira que o líder encontra para concluir o processo não assume concordância na equipe toda. Portanto, o líder deve investir seu esforço individual na produtividade da equipe, e não em si próprio.
Portanto para se tornar um bom líder, é preciso desenvolver habilidades para trabalhar em equipe e saber direcionar atividades.
Conclusão
É importante frisar que palavras bonitas encorajam, mas o bom exemplo motiva.
É também o exemplo que irá modelar a cultura organizacional da empresa. Basicamente, a cultura organizacional são as ações que os colaboradores realizam quando o patrão não está.
Com uma cultura de empresa alinhada, o colaborador tem mais liberdade e autonomia para tomada de decisões, logo se sente mais motivado.
Quanto mais motivados, mais produtivos irão se tornar seus colaboradores.
Por fim, líderes autênticos e verdadeiros demonstram exemplos, acima de tudo, não só direcionam como também permanecem juntos em bons e maus tempos.
Agora que você já tem as dicas mais importantes, é hora de exercitar a sua liderança. A Virei Contador é parceira dos empreendedores e está sempre em busca de novas soluções para otimizar o seu trabalho.
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