Uma nova forma de ter acesso a milhares de serviços públicos através da Internet, a assinatura eletrônica do gov.br promete facilitar e agilizar alguns processos que antes eram tão burocráticos.
Sabe quando você precisava se deslocar, levar vários documentos originais ou cópias autenticadas para solicitar um serviço em repartições públicas? Algumas vezes ainda pediam para aguardar e outro dia voltar no mesmo local para ter seu atendimento concluído.
Muitos desses serviços agora podem ser feitos totalmente online através da assinatura eletrônica do gov.br. Certamente você vai precisar dela uma hora, por isso, entenda mais sobre essa nova forma de atendimento.
Qual é a utilidade
A assinatura eletrônica do gov.br foi criada pelo Ministério da Economia, em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados. Através de decreto de lei, o projeto da Plataforma de Cidadania Digital considera a prestação de serviços públicos digitais e a autenticação desses serviços.
O objetivo do Governo Federal é que todos os serviços públicos digitais possam ser integrados à assinatura eletrônica do gov.br.
Como fazer a sua Assinatura Eletrônica
Qualquer pessoa com CPF tem direito a utilizar este serviço. De forma simples e fácil, você pode utilizar o sistema através do computador, notebook ou celular pelo aplicativo, para criar a sua assinatura eletrônica e já começar a utilizar.
Ao criar a sua conta você pode perceber que é preciso passar por vários protocolos de identificação. São formas de autenticação que garantem a segurança de todo o sistema, para que ninguém, além de você mesmo, utilize os seus dados pessoais.
O cadastro é feito a partir de:
- Informações básicas do cidadão, como data de nascimento e nome da mãe;
- Bancos credenciados;
- Internet Banking dos bancos conveniados.
Você pode seguir neste passo-a-passo como fazer a sua assinatura eletrônica do gov.br.
Ou ainda baixar o aplicativo no seu celular através desse QrCode:
Níveis da assinatura eletrônica gov.br
Para ter ainda mais segurança e confiabilidade, existem três níveis diferentes da assinatura eletrônica, onde cada uma tem mais, ou menos flexibilidade para a realização de alguns acessos:
Bronze: Cadastro pessoal e previdenciário básicos
Prata: Cadastro por validação facial, Internet Banking, ou base de dados dos servidores públicos da União
Ouro: Validação do cadastro por meio de Certificado Digital de Pessoa Física
Como essa possibilidade me beneficia
Com o mínimo de conhecimento e acesso à Internet, você conta com muitas vantagens ao criar sua assinatura eletrônica gov.br, vou tentar citar apenas algumas mais importantes.
Por meio de uma única senha você terá acesso a vários serviços digitais disponibilizados pelo Governo com atendimento imediato, nada de fila de espera. Ele é totalmente gratuito, e o governo sempre conseguirá te identificar quando solicitar algum serviço.
Como cada serviço exige um nível de segurança diferente, existem três níveis de assinatura eletrônica que você pode aumentar seguindo as instruções do próprio aplicativo.
A praticidade que envolve todo esse serviço de assinatura eletrônica do gov.br traz benefícios e segurança a você.