liderança

Jornada de liderança

Liderar nunca foi uma tarefa simples, contudo, torna-se um trabalho mais fácil para aqueles que buscam aprender e melhorar construindo a sua própria jornada de liderança.

Ser líder não significa mandar em todos, mas trabalhar junto. Ser a pessoa que incentiva e passa confiança aos seus colegas.

Segundo um levantamento da Endeavor, dentro de gestão de pessoas, a principal dificuldade apontada pelos empreendedores está na formação de lideranças para a empresa.

Da mesma forma, com a experiência em atender nossos clientes, aqui na Virei Contador, conhecemos os desafios que surgem ao trilhar esse caminho, por isso, estamos aqui para ajudá-lo nessa jornada.

Exercite a liderança

 A liderança pode ser desenvolvida em qualquer pessoa, desde que essa procure praticá-la.

É importante para um líder, ter atitude e não ter medo de ser ousado. Cultive seu protagonismo. Em muitos casos no dia a dia, as decisões tomadas podem ser mais superiores às ideias que não foram realizadas. 

Desde já a busca pelo autoconhecimento e melhorias no trabalho de um líder são importantes nesse exercício. Descubra mais sobre os 5 tipos de liderança e suas características lendo o artigo da Virei Contador.

Método 10:20:70

Suas capacidades interpessoais também podem ser desenvolvidas, dentre elas a liderança. 

O 10:20:70 é um mecanismo bastante usado. Para usá-lo, é preciso primeiro definir uma People Skills que você queria desenvolver – nesse caso, a liderança.

Em seguida, dedique 10% do seu tempo a literatura, cursos, livros, vídeos/aulas referentes ao assunto.

Mais 20% do seu tempo tirando dúvidas e curiosidades com orientadores, sempre faça questionamentos e filtre a maior quantidade possível de conhecimento passado.

Os outros 70% são dedicados à prática. Seja determinado e pratique o máximo possível, somente na prática se é capaz de aprender de modo eficaz. 

Maiores desafios da liderança 

Sem dúvidas, liderar requer muita responsabilidade. Ter jogo de cintura para lidar com os desafios é essencial. 

Algumas dessas dificuldades se dão:

  • Pelo alto foco em tarefas e baixo foco no desenvolvimento de pessoas; 
  • Falha na relação de confiança e falta de transparência;
  • Contrariedade no alinhamento da equipe às estratégias da corporação;
  • Situações em que colaboradores precisam ser demitidos.

Em alguns momentos, a maneira que o líder encontra para concluir o processo não assume concordância na equipe toda. Portanto, o líder deve investir seu esforço individual na produtividade da equipe, e não em si próprio. 

Portanto para se tornar um bom líder, é preciso desenvolver habilidades para trabalhar em equipe e saber direcionar atividades.

Conclusão

É importante frisar que palavras bonitas encorajam, mas o bom exemplo motiva. 

É também o exemplo que irá modelar a cultura organizacional da empresa. Basicamente, a cultura organizacional são as ações que os colaboradores realizam quando o patrão não está.

Com uma cultura de empresa alinhada, o colaborador tem mais liberdade e autonomia para tomada de decisões, logo se sente mais motivado.

Quanto mais motivados, mais produtivos irão se tornar seus colaboradores.

Por fim, líderes autênticos e verdadeiros demonstram exemplos, acima de tudo, não só direcionam como também permanecem juntos em bons e maus tempos.

Agora que você já tem as dicas mais importantes, é hora de exercitar a sua liderança. A Virei Contador é parceira dos empreendedores e está sempre em busca de novas soluções para otimizar o seu trabalho.

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