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Você sabe o que é Markup?

O que é markup?

Markup é, em tradução literal, marcação. Ou seja, é a marcação de segurança nas suas negociações no cálculo de preço dos seus produtos ou serviços.

Será que o preço de venda do seu produto ou serviço está correto? Na composição de preço entram custos de produção, distribuição, encargos, despesas, impostos e, claro, o lucro. O markup tem a função de indicar o quanto do preço está acima do valor de quanto ele custa para ser obtido, e nesse artigo você vai entender melhor como calcular e avaliar estratégias utilizando esse índice.

MARKUP E A MARGEM DE LUCRO

Embora seja muito comum a utilização desses termos como sinônimos por ambos se tratarem de cálculo de lucratividade, eles são indicadores diferentes. O markup está associado ao custo e a margem está associada ao preço de venda.

Calcula-se a margem de lucro utilizando o preço final e subtraindo todos os custos da produção do produto, por exemplo. Já o markup é um índice utilizado para avaliar se o preço está dentro de valores ideais para a saúde financeira do negócio. Portanto, o markup é uma maneira de determinar o preço considerando o quanto irá obter de lucro no processo final.

COMO CALCULAR O MARKUP?

É ideal que você calcule o markup para entender a relação entre custo (todos os tipos de custos envolvidos) de um produto ou serviço e seu preço de venda. Para tanto, pode utilizar a fórmula abaixo:

100/[100-(Despesas Variáveis +Despesas Fixas + Margem de Lucro Pretendido)]

Vamos considerar que, por exemplo, você quer vender um produto que somados todos os seus custos tenha chegado ao valor de R$ 20,00. Ou seja, para você disponibilizar esse produto no mercado, precisou investir esse valor. No cálculo, os R$ 20,00 estão representados pelo 100 (cem porcento). Então, analisando suas contas, percebemos que as despesas fixas representam 10%, as despesas variáveis (como impostos e comissões) 8% e o lucro que você quer obter é de 20%. Agora é só aplicar o cálculo:

MKP = 100 / [100-(8 + 10 + 20)]

MKP = 100/ [100-38]

MKP = 100 / 62

MKP = 1,6129 (para transformar em valor percentual, multiplique por 100)

Pronto, você chegou ao seu índice de markup de 161,29% sobre o valor de venda. Com esse valor estabelecido você pode calcular o preço de venda do produto aplicando o seguinte cálculo:

Preço de venda = Custo de Venda x Markup

Preço de venda = 20 x 1,6129

Preço de venda = 32,26

Isso significa que para garantir lucro, é necessário praticar um preço de R$ 32,26.

Você também pode calcular o markup utilizando o excel. Que tal baixar agora sua planilha? Clique aqui.