christin-hume-hBuwVLcYTnA-unsplash

Contabilidade para não Contadores

A contabilidade é o coringa para o crescimento de uma empresa, ela é o braço direito do empreendedor para o crescimento da sua empresa.

Mesmo com todas as responsabilidades na área administrativa, é fundamental que você adquira alguns conhecimentos sobre a área contábil.

Saber seus conceitos e suas aplicações vai permitir coordenar melhor a qualidade da contabilidade da sua empresa.

Esse artigo foi idealizado para você entender os conceitos de contabilidade na prática para quem não é contador.

O que é contabilidade

A contabilidade é definida como uma ciência prática que estuda métodos de cálculo e registro de movimentação financeira, as suas variações no conjunto de bens, direitos e as obrigações.

A contabilidade está no nosso dia a dia, seja você pessoa jurídica que tem o contador como peça fundamental para o crescimento da sua empresa, ou pessoa física quando você controla o seu orçamento para os pagamentos de contas na data certa.

Tudo isso é contabilidade.

Regras básicas de organização na contabilidade para não contadores

Abaixo, algumas regras básicas de organização para não contadores:

  • Fazer uma relação de todos os seus proventos, o dinheiro que recebe no mês;
  • Verificar e anotar todas as despesas fixas para esse mesmo período;
  • Administrar e guardar os boletos a vencer e pagos nesse período.

Seguindo essas regras, você conseguirá controlar e fazer a contabilidade uma aliada no seu dia a dia.

Conceitos da contabilidade para não contadores

Sabemos que a contabilidade tem muitos termos que, para pessoas que não são do meio, podem soar como estranhas. Não se preocupe: separamos aqui algumas dessas palavras.

Patrimônio

Patrimônio, como o nome já sugere, é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa.

O saldo positivo que resulta na diferença entre o ativo e passivo de uma empresa é o seu patrimônio liquido.

Entende-se como ativo de uma empresa os bens (dinheiro, o estoque, máquinas e contas a receber), que podem gerar recursos econômicos no presente e no futuro dessa empresa.

Já o passivo são suas obrigações financeiras (contas a pagar e empréstimos) a serem pagas por terceiros.

Balanço patrimonial

O balanço patrimonial é a demonstração clara financeira, contábil e econômica, e que apresenta a real situação da empresa em determinada data, de maneira qualitativa e quantitativa.

É uma das declarações financeiras mais importantes, seu objetivo é permitir um quadro com maior precisão da contabilidade da empresa.

Resultado

É o cálculo comparando o resultado do patrimônio líquido passado e presente em determinado período, de maneira que o resultado sempre irá mudar conforme o desenvolvimento da empresa.

Demonstração de Resultado do Exercício

A Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) é o resumo das operações da empresa.

Esse documento tem o objetivo de auxiliar os administradores em realizar decisões mais acertadas para a empresa.

Com a DRE é possível entender se a empresa teve lucro ou prejuízo mais detalhado, incluindo a receita de vendas, impostos, custos de produção, despesas variáveis e outros.

Demonstração do Fluxo de Caixa

A demonstração de Fluxo de Caixa (DRC) é o documento que serve para mostrar com detalhes a entrada e a saída do caixa da empresa.

No DRC se considera o dinheiro que realmente entrou e não o registro das transações, separando todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa por categoria.

São consideradas saídas de dinheiro: pagamentos de fornecedores, despesas administrativas e pagamentos de impostos, e as entradas é todo o faturamento da empresa.

Regimes de contabilidade

Na contabilidade existem dois tipos de regimes: o regime de competência e o regime de caixa.

Vamos verificar abaixo os seus conceitos.

Regime de competência

Quando os valores são contabilizados no mesmo mês que ocorreu a transação, não leva em consideração o dia em que o dinheiro será pago ou recebido.

Vamos mostrar um exemplo: Caso vende um produto no mês de março, mas receberá o valor do dinheiro em abril, a receita é contabilizada no mês de abril. Esse é o regime utilizado no DRE

Regime de caixa

No regime de caixa tanto as receitas como as despesas são contabilizadas no momento que o dinheiro entra ou sai definitivo.

Por esse motivo é utilizado no DFC, porque mostra o fluxo de dinheiro no caixa, e não sobre o balanço entre compras e vendas realizadas pela empresa.

Plano de Contas

O plano de contas é uma estratégia de categorização e organização de todas as contas da empresa.

É a forma de registrar as operações da empresa por categoria, podendo inclusive estar divididas por contas bancárias ou por centro de custo.

Ele auxilia na organização do registro das movimentações, com todas as informações que serão a base para elaborar as demonstrações contábeis da empresa.

Contabilidade começando do zero

O momento de começar uma empresa, sendo ela grande ou pequena, é algo muito importante na vida de um empreendedor.

Mesmo depois de conduzir com êxito todas as etapas para abertura da empresa, é necessário saber lidar com a contabilidade e toda sua organização.

Outros métodos e ferramentas contábeis poderão ser usados para organizar e otimizar as contas da sua futura empresa.

A contabilidade poderá ser usada como uma ferramenta estratégica: faça com os números possam funcionar para sua empresa e tire todo o seu proveito.

Conclusão

Como vimos nesse artigo, acabamos conhecendo e entendendo as aplicações na prática da contabilidade para não contadores

A contabilidade é importante para o crescimento de uma empresa, já que organiza todas as suas finanças e permite aos administradores fazerem as melhores escolhas de negócio.

Contratar um contador é a maneira mais acertada de deixar o trabalho nas mãos de pessoas qualificadas.

O setor contábil está evoluindo com a tecnologia e entrando de vez no mundo digital, e você poderá ter todas as informações de sua empresa a um clique.