engenheiros e arquitetos virei contador

Contabilidade para Engenheiros e Arquitetos

Empreender é o sonho da maioria dos engenheiros e arquitetos no mercado de trabalho. Porém, é uma atividade com restrições e peculiaridades que necessitam da ajuda de um contador especializado para evitar diversos problemas futuros.

Seja você empresário ou dono de um escritório de engenheiros ou arquitetos, pode acreditar que ter seu próprio CNPJ ainda é a melhor maneira para ter acesso a inúmeros benefícios que não teria atuando como autônomo.

Indo mais a fundo, o foco de trabalho em projetos e execuções não pode ser atrapalhado pela gestão da empresa. Rotinas com funcionários, financeiro, obrigações fiscais, são trabalhos que uma contabilidade especializada em engenheiros e arquitetos pode fazer por você. Só assim será possível ficar tranquilo e focar nas etapas mais importantes de seus trabalhos tão essenciais para a sociedade.

Tipos de empresa para engenheiros e arquitetos

As atividades de engenharia e arquitetura não estão permitidas para a natureza jurídica MEI. Para estar em ordem com suas atividades e dentro da lei com o fisco, uma opção é regularizar suas atividades como microempresa ME.

Caso a constituição da empresa se dê por um único titular, ou seja, sem sócios, o ideal será abrir uma empresa do tipo Unipessoal LTDA. Neste caso é preciso verificar corretamente o porte da empresa que vai influenciar na tributação, podendo ser enquadrada como Simples Nacional, Lucro Real, ou Lucro Presumido.

Para constituição de empresa com mais de um sócio, a melhor opção será no tipo LTDA.

É possível ter uma boa economia nos impostos que irá pagar ao abrir sua empresa com uma contabilidade que entenda desse ramo e já atue com esse tipo de cliente como você. O planejamento tributário feito pelo contador tem o foco em reduzir a carga tributária dos empresários, sem deixar de estar dentro da lei para isso.

Planejamento Tributário para engenheiros e arquitetos

Contar com uma contabilidade desde o início já no planejamento da abertura de empresa vai ser importante para reduzir, de forma legal, os impostos e obrigações a serem pagos, bem como prestar todas as demais obrigações contábeis.

Isso porque somente uma contabilidade especializada terá acesso às mudanças na legislação trabalhista e tributária para realizar todo o serviço contábil da sua empresa de forma precisa e correta.

Existem três modelos de regime tributário no Brasil: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.

Somente com um planejamento onde são levantadas as atividades a se exercer e o faturamento previsto da empresa, é possível se chegar ao melhor regime tributário para você.

Certamente o contador não saberá realizar os cálculos pertinentes à engenharia ou projetos, mas deverá ter uma base para assim te auxiliar na análise de resultados.

Nós sabemos que para colocar toda a sua atenção e entregar os melhores projetos aos seus clientes é preciso muita dedicação. Por isso a Virei Contador ajuda você em todo o desenvolvimento do negócio, oferecendo dados importantes para auxiliar nas suas tomadas de decisão e tornando sua rotina mais ágil para cuidar de todas as suas tarefas.

Se você está decidido pelo sucesso do seu negócio sugiro que leia nosso artigo Planejamento para abertura de empresas e trace os melhores planos antes de se formalizar.

Documentos necessários

Algumas etapas antes de prosseguir com a abertura de empresa para Engenheiros e arquitetos:

  • Ter o registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU)
  • Reunir os documentos comuns para abertura de empresa: documentos pessoais e dos sócios se houver, IPTU, e contrato de locação caso o imóvel seja alugado.

Em algumas cidades já é possível abrir empresa com endereço residencial caso seu escritório ainda não tenha um local físico.

Aqui na Virei Contador nós oferecemos o serviço de abertura de empresa grátis. Nossa equipe vai te auxiliar em qualquer dúvida. Ao contratar um dos nossos planos você deverá arcar apenas com as taxas governamentais e da Junta Comercial.

Como abrir a sua empresa

Você já percebeu que a abertura de empresas para engenheiros e arquitetos depende de uma série de fatores e particularidades dessas profissões. A fim de garantir o futuro do seu negócio é essencial procurar uma contabilidade altamente especializada para não ter más consequências lá na frente.

sucesso do seu negócio depende de uma boa assessoria nesta etapa inicial, afinal será uma fase de muitas dúvidas.

Conte conosco para conquistar a formalização do seu sonho, abra a sua empresa com a Virei Contador. Somos uma contabilidade online que traz toda segurança e praticidade, de forma ágil e fácil. Entre em contato pelo nosso whatsapp e converse com a nossa equipe.