Saber os motivos do endividamento da sua empresa é a primeira coisa a ser feita para evitar mais dívidas.
Desde já, é comum que empresas acumulem dívidas – geralmente empréstimos com terceiros – a fim de ampliar seus meios.
De acordo com uma pesquisa da Serasa Experian, até setembro de 2022 eram 6,3 milhões de empresas com dívidas atrasadas. Isto significa que cerca de 30% das empresas do país estavam inadimplentes.
Apesar da palavra “endividamento” soar desagradável, é muito importante esclarecer que nem todo endividamento é ruim para o negócio.
Todo empreendedor já considerou, ou de fato precisou contratar um empréstimo em algum momento. Recorrer a esse capital pode ser vantajoso se bem planejado.
Leia também o nosso artigo Cuidados com o crédito para empresas.
Mais adiante veremos como é possível reduzir, evitar ou sair de um endividamento e como ele pode ser bom, quando feito de maneira correta.
Principais causas de endividamento
Não deve ser surpresa se dissermos que um dos maiores motivos de endividamento é a ausência de um planejamento financeiro ou um bom planejamento financeiro.
Com a falta de controle no fluxo de caixa, mesmo que por um momento pareça solucionar os problemas, realocar recursos para cumprir com compromissos irá travar a continuidade de produção. Uma vez que a produção se esgota sem os recursos e, por consequência, perde-se a hora.
Por esse motivo, todas as atividades de uma organização precisam ser previstas no planejamento financeiro, isso ajudará a manter um bom controle no fluxo de caixa, logo, a minimização de dívidas ou até mesmo a inexistência delas.
Endividamento ou inadimplência?
Quando falamos a respeito de endividamento, logo vem à cabeça coisas ruins, estresse, contas e mais contas a pagar.
Todavia, o endividamento está relacionado às parcelas futuras que ainda estão para vencer dentro dos investimentos financeiros de um negócio. Já o não pagamento dessas é que pode se considerar inadimplência.
O lado ruim, é quando a empresa acumula dívidas mais do que verdadeiramente ela pode pagar – onde também as taxas de juros, podem vir a se tornar mais dívidas ou, como conhecemos, as grandes bolas de neve.
Por outro lado, o bom endividamento é aquele que salva momentaneamente o negócio sem ter que comprometer o caixa e mesmo assim, elevar a capacidade de comercialização.
Reduza as suas dívidas
A partir do momento em que a empresa entra em um superendividamento – falta de capacidade para manter paga as dívidas – é indispensável que seja feito um planejamento financeiro para que os erros sejam alinhados, e assim, poder melhor gerenciar os níveis das dívidas.
Por isso, é importante que o líder esteja inteirado de algumas coisas, como:
- Ter conhecimento dos prazos de pagamentos de todas as atividades;
- Saber quando e se deve pedir empréstimo e financiamento e nunca deixar de examinar as taxas de juros para ter certeza de que a empresa poderá cumprir com o pagamento futuro;
- Estime se no endividamento a empresa obtém mais dívidas do que deveria. Tenha como base de cada análise o planejamento tributário da organização e os riscos do negócio;
- Calcule qual é a capacidade de pagamento antes de adquirir uma dívida;
- Tenha garantias de pagamentos das dívidas, de preferência utilizando capitais que não comprometem as atividades do negócio;
- Tente renegociar as parcelas antecipadamente, para que elas não se tornem maiores.
O importante é sempre traçar linhas realistas, tenha em mente que nada dará certo se o planejamento não for coerente.
Tenha apoio no gerenciamento das suas finanças
Por fim, mas não menos importante, saber escolher quais profissionais estarão ao lado da sua empresa é fundamental para um bom desempenho.
Se tornando uma grande aliada para o empresário, a Finanza se destaca no mercado capixaba na terceirização da gestão financeira como especialista no assunto.
O diferencial da Finanza para a sua empresa é através do BPO financeiro impactar muito além da gestão financeira do seu negócio.
Ela conta com especialistas com experiência em variados tipos de negócio que fornecerão insights para auxiliar nas tomadas de decisões e na parte operacional.
Saiba mais acessando Finanza: Terceirização do setor financeiro.
A nossa equipe Virei Contador dará o apoio necessário para que seu negócio seja bem administrado, sem correr o risco de cair em um superendividamento.
Com um ótimo planejamento, nossa missão é ajudar sua empresa a trilhar o melhor caminho.
Fale já com um de nossos especialistas através do whatsapp.