Dar e receber feedback é um ato necessário para o crescimento profissional de colaboradores e das empresas. Apesar de ser difícil examinar e ser examinado, essa é uma troca que deve ser feita se seu objetivo é crescer.
O maior benefício do feedback é contribuir para alinhar através da comunicação interna as expectativas da empresa com a dos colaboradores e tornar o ambiente favorável ao nível de resposta e entrega esperado.
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Com o objetivo de auxiliar os empreendedores nesse processo do clima organizacional, preparamos algumas dicas práticas para você. Boa leitura!
Feedback como ferramenta empresarial
Por mais que seja fundamental e habitual em maior parte das organizações, ainda há uma grande resistência em relação a quem dá e recebe os feedbacks, uma vez que inclui críticas, insatisfações e expectativas.
Ainda que a maioria dos avaliadores tentem aliviar a mensagem, existem aqueles que despejam excesso de sinceridade e acabam machucando as fragilidades.
Enquanto isso, também há alguns avaliados que, para se defender, aparentam prestar atenção, mas sem envolver-se realmente no diálogo, evitando guardar comentários negativos.
Essa prática, não somente está presente no mundo dos negócios, como também em relações pessoais.
No fim das contas, o feedback ajuda para uma melhor contribuição tanto no meio corporativo quanto no pessoal.
Ações cautelosas na hora do feedback
De nada adianta ter desenvoltura para falar, se não há sabedoria para também escutar e absorver abertamente. É importante planejar de que forma, em que momento e onde ter a conversa.
- Seja instrutivo – parabenize e elogie seus colaboradores pelos feitos, isso ajuda no comprometimento e engajamento. Caso seja preciso fazer críticas, é fundamental que haja respeito e observações positivas, proponha novos jeitos e os apoie;
- Receba a reciprocidade – assim como é significativo dar o feedback, ouvir sobre o que o avaliado tem a dizer sobre a mensagem passada também é importante. Essa deve ser uma relação bilateral, uma vez que, ambos se sentem mais motivadas e ficam mais participativas;
- Dê exemplos – ao falar sobre ocasiões verdadeiras, faz com que o ouvinte compreenda com mais facilidade o que o avaliador deseja dele. Lhes dê motivos para que cumpram o que foi pedido;
- Procure pelo equilíbrio – é essencial que a clareza, cordialidade e objetividade prevaleçam durante a conversa. Assim como em qualquer outro diálogo, o tom que se usa faz total diferença. Tome cuidado para não ser ofensivo, desrespeitoso ou confundir a pessoa que está ouvindo;
- Dê instruções claras – após apontar prós e contras da performance, é indispensável orientar o colaborador sobre o que ele deverá fazer do momento em diante para melhorar e proporcionar alguns recursos (treinamento, mais conversas etc).
O feedback é como qualquer outro diálogo, e por isso, se torna muito mais produtivo quando há respeito, empatia e clareza, vinda de ambas as partes.
Tal atividade pode e deve ser exercida continuamente ao longo do ano. Ter esse tipo de troca entre líder e colaborador, favorece tanto o crescimento contínuo dos funcionários quanto o da própria empresa, gerando ótimos resultados.
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